11 coisas que você precisa saber sobre o treinamento da cintura

Quando Kim Kardashian foi vista usando um espartilho exibindo sua cintura fina no Instagram, isso se tornou uma mania de “fitness” da qual muitas pessoas estavam falando.

Os espartilhos que moldam a cintura não são novos – na verdade, os colares justos (também conhecidos como treinamento do espartilho) eram bastante comuns no final da era vitoriana e passaram a existir por volta do século XVI.

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Mas quando a realeza da TV Kim K foi vista usando uma versão moderna de látex para moldar sua cintura pós-bebê, queríamos saber mais.

Logo outras celebridades como as irmãs Kourtney e Kim, J-Woww e Snooki de Jersey Shore, Luisa Zissman e Danielle Lloyd estavam postando fotos de suas cinturas bem apertadas para dar o pontapé inicial neste último movimento de modelagem do corpo e nós notamos.

Mas o que exatamente é o treinamento da cintura e como funciona? Aqui está tudo o que você precisa saber.

1. Faz você parecer magro na cintura

Sim, tem aquele efeito instantâneo – coloque um espartilho na cintura e bingo! Parece menor, esticado e minúsculo.

Mas também há um efeito psicológico inegável que vem com o aperto da cintura.

“O treinamento da cintura pode servir como um lembrete constante de sua forma atual, auxiliando um senso de restrição que pode motivar as pessoas a fazer dieta”, diz a Dra. Galyna Selezneva, uma médica estética da Dra. Rita Rakus , uma clínica de cosméticos em Londres. “Não é invasivo e pode ser usado em intervalos ao longo do dia.”

2. Pode levar à perda temporária de peso

“Algumas pessoas acham que, durante os exercícios, o treinamento da cintura pode aumentar a temperatura corporal, fazendo com que você sue mais e isso pode aparecer temporariamente como uma perda de peso”, diz o Dr. Galyna.

“Mas você também deve estar ciente de que esta é apenas uma solução temporária – ela funcionará quando você a usar junto com um estilo de vida de apoio para ajudá-lo a alcançar a figura que deseja – com algum nível de desconforto”.

3. Mas não elimina a gordura corporal a longo prazo

“O problema é que o treinamento da cintura só faz você parecer mais magro enquanto está usando o espartilho”, diz Peter Lemon, um personal trainer especialista e fundador da Academia de Profissionais de Fitness.

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“Depois de tirá-lo, seu corpo logo voltará à sua forma normal.

“Isso ocorre porque usar um espartilho não afetará a quantidade de gordura corporal que você tem. Para obter resultados de longo prazo com o treinamento da cintura, você precisaria usar o espartilho o tempo todo. ”

4. Pode fazer com que seus órgãos se desloquem com consequências potencialmente perigosas

Coisas que acontecem quando você faz um treino de cintura.
A, a posição natural dos órgãos internos e B, quando deformado por laços apertados ( Wikimedia Commons )

“Com o treinamento da cintura, os órgãos superiores se movem para cima e os inferiores se movem para baixo”, diz o Dr. Galyna. “Isso pode colocar uma pressão semelhante no abdômen – que é conhecido por causar constipação.

“Uma mudança na pressão sobre seus órgãos internos significa que você será menos tolerante com certos alimentos, incluindo alimentos gordurosos e que produzem gases, e alguns indivíduos podem achar que as porções normais são demais.

“Tudo isso também pode aumentar as chances de azia quando seu estômago sobe além do diafragma, causando refluxo ácido.”

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5. Pode causar desidratação

“Você pode ver um aumento na temperatura corporal e suor excessivo durante o ‘treinamento de cintura’ durante o exercício, o que pode causar desidratação”, diz o Dr. Galyna.

“Para minimizar quaisquer sintomas, aconselhamos as pessoas a se manterem totalmente hidratadas.”

6. Pode afetar os músculos das costas

O treinamento prolongado da cintura significa que os músculos abdominais não estão tão ativos, mesmo se você estiver se exercitando regularmente.

“O treinamento com espartilho tem o potencial de causar um enfraquecimento dos músculos das costas e abdominais, já que você não depende do uso desses músculos para a postura ao usar o espartilho”, acrescenta a Dra. Galyna.

“O espartilho fornece o suporte, não os músculos, e se os músculos não forem usados, eles se perderão.”

7. Pode afetar sua respiração

“O aperto e o uso repetido do seu treinador de cintura podem causar cãibras, desconforto e beliscões se estiver muito apertado”, diz a Dra. Galyna. “Essa restrição e aperto na cintura podem interferir na aparência e na saúde geral de sua pele.

“A qualidade e a profundidade da sua respiração, especialmente se estiver usando o seu ‘treinador de cintura’ durante os exercícios, também são afetadas.”

8. Não use se você ainda estiver crescendo

“Um dos riscos é que as meninas sejam facilmente influenciadas por essa tendência, principalmente porque ela é endossada por celebridades”, diz a Dra. Galyna.

“Se começado muito jovem, antes que o corpo e os músculos estejam totalmente desenvolvidos, o treinamento da cintura pode ter riscos potencialmente permanentes para a saúde dos jovens.

“Não é absolutamente aconselhável começar o treinamento da cintura enquanto você ainda está crescendo e se tornando um adulto”.

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9. Pode haver outros problemas de saúde

“O treinamento de cintura pode apresentar alguns riscos sérios à saúde devido à compressão – como infecções de pele, problemas pulmonares, problemas renais e pulmonares”, diz Lemon. “Sem falar no fato de que pode ser extremamente doloroso.

“Até mesmo os fabricantes de espartilhos aconselham que as pessoas os usem por pouco tempo, devido aos riscos envolvidos.”

10. Os especialistas não recomendam

“Geralmente, a comunidade médica não apóia o uso de treinamento de cintura, pois não há suporte suficiente para os benefícios e muitos riscos”, disse o Dr. Galyna.

“Se você vai tentar treinar a cintura, esteja ciente dos muitos riscos envolvidos.

“Eu não recomendaria o treinamento da cintura se você quer alcançar a felicidade a longo prazo. Existem muitas soluções de longo prazo que não são invasivas e são seguras de usar. ”

11. Pode ser viciante

Não são apenas os problemas de saúde, aparentemente, você pode realmente ficar viciado em ver sua cintura parecer minúscula.

“Há evidências anedóticas de que usar um espartilho pode ser viciante para pessoas com personalidade obsessiva”, diz Lemon.

E se você ainda quiser continuar usando um espartilho …

1. Use-os por períodos muito curtos de tempo.

2. Evite fazer exercícios usando espartilho, pois isso pode interferir na sua respiração.

3. Não aperte demais.

4. Não use se seu corpo ainda estiver em desenvolvimento.

5. Certifique-se de manter-se regularmente hidratado se estiver envolvido em atividades físicas que o façam suar.

6. Não o use como um substituto para uma alimentação saudável e exercícios.