Como o café ajuda você a perder peso

• liberta e esgota o sistema nervoso,

• sobrecarrega o coração e os vasos sanguíneos,

• elimina o cálcio dos ossos,

• promove a desidratação,

• aumenta o risco de certos tipos de cancro,

• desenvolve insónia.

O café pode e deve ser bebido porque:

• contém os antioxidantes mais fortes,

• estimula o sistema nervoso e cardiovascular, fortalecendo-os,

• elimina dos ossos tanto cálcio quanto você pode obter com duas colheres de sopa de creme,

• não contribui realmente para a desidratação,

• ajuda a proteger contra certos tipos de câncer.

Essa polêmica existe desde a época em que a bebida se tornou um produto de acesso geral, cafés inundados, escritórios e cozinhas domésticas. E isso não vai acabar, provavelmente, até o fim dos tempos, especialmente porque novos argumentos aparecem agora de um ou outro lado beligerante. Por exemplo, um estudo recente de médicos australianos mostrou que o café é um produto indispensável no arsenal de qualquer atleta e de qualquer pessoa que simplesmente queira perder peso. Ou melhor, nem mesmo a própria bebida, sobre a cafeína que ela contém. É ele quem o ajudará a fazer exercícios por mais tempo, com mais frequência e, portanto, a perder peso mais rápido, relata Health.com.

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Os cientistas testaram suas suposições em um grupo de corredores, profissionais e amadores. Bebendo uma xícara de café puro (200 ml) antes da corrida, os atletas melhoraram seu tempo médio e os entusiastas do fitness ficaram menos cansados ​​e conseguiram correr mais do que o normal. E ainda antes, em maio de 2008, os médicos espanhóis descobriram que a cafeína melhorava o desempenho dos ciclistas profissionais. Mesmo assim, os médicos notaram que essa substância de alguma forma estimula não apenas os músculos dos vasos sanguíneos (aumentando assim a pressão), mas também os músculos maiores do corpo.

Por outro lado, imediatamente após o exercício, uma xícara de café também será útil. Outro grupo de médicos australianos argumenta que a cafeína aumenta o suprimento de glicogênio – o combustível que obtemos dos alimentos com carboidratos – para os músculos, e isso ajuda os músculos a se recuperarem mais rápido após exercícios extenuantes. No entanto, os cientistas alertam contra o abuso do café como bebida energética: não vale a pena beber mais de 2 a 3 xícaras por dia, mesmo para quem tem certeza da força de seus nervos e ossos.

A propósito

► A cafeína não é encontrada apenas no café. O chá – preto e principalmente verde – também é abundante. E entre os refrigerantes, a cola é a mais rica em cafeína.

► Se você toma café para perder peso, não fique tentado a adicionar creme de leite e açúcar. Melhor – leite desnatado. E não beba café em lanchonetes e lanchonetes: graças à adição de creme, sorvete, açúcar e caldas doces, uma xícara de papelão pode conter cerca de 350 kcal.

► Para algumas pessoas, o café pode causar azia. Nesse caso, tente não beber com o estômago vazio ou, melhor ainda, consulte um gastroenterologista. Você pode precisar de ajuda profissional.

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