O que o confinamento pode fazer com sua saúde mental

Ansiedade, estresse, depressão, medo dos outros…

Quais podem ser os efeitos psicológicos desse isolamento?

Como viver bem esse reconfinamento? Conselhos dos psicólogos Joana Roze e Bruno Vibe.

Isolamento, depressão , retraimento em si mesmo, tédio, medo do olhar dos outros, desconfiança … Quais podem ser os impactos psicológicos deste segundo confinamento? Como aguentar bem além da depressão sazonal? Visão e conselhos de nossos psicólogos especialistas. 

Quais podem ser os efeitos psicológicos do confinamento?

“ É inegável e muitos estudos o comprovam: um período de isolamento como o vivemos e como vamos viver uma segunda vez tem efeitos deletérios em nossa psique e em nosso moral , coloca imediatamente Joana Roze, psicóloga clínica, mesmo ausentes quando você está sozinho em casa, levam a consequências somáticas e psicológicas muito reais: retraimento em si mesmo, humor deprimido, ansiedade geral, ruminações, reações hostis … ” 

Além disso, a proibição e a privação de liberdade nos confrontam diretamente com nossos sentimentos de impotência, nossos medos e nossas necessidades.

Sendo forçado a ficar em casa. Cada indivíduo tem a necessidade fundamental de se sentir livre para fazer o que quiser, para sair se quiser, para tomar ar como quiser. 

Também precisa manter os laços sociais para manter um equilíbrio de bem-estar e respeitar a homeostase , fenômeno que corresponde à capacidade de um sistema de manter o equilíbrio de seu ambiente interno, quaisquer que sejam as restrições externas.

Diante de um ambiente inusitado, a mente rumina e o corpo somatiza. 

O isolamento ou confinamento em casa atrapalha esse equilíbrio psicológico e essa sensação de liberdade. 

Diante desse ambiente inusitado, a mente rumina, o corpo somatiza e pode reagir ao estresse com diversos males (distúrbios do sono, dores musculares, perda de apetite, dores de cabeça, problemas digestivos …) “No entanto, em l ausência de história psicológica e por considerar este segundo confinamento como um novo “desafio” a ser enfrentado de frente, é bem possível encontrar os recursos e compensar o sentimento de privação de liberdade com atividades e trocas.

Para ser claro: todo ser humano tem total capacidade para se adaptar e superar este calvário ” , tranquiliza nosso interlocutor. “A contenção pode dar a impressão de ter nos arrancado da vida.

No entanto, não deve ser visto como uma perda de tempo, mas sim como uma oportunidade de nos conhecermos melhor: este momento ensina-nos todos os dias coisas sobre nós, permite-nos concentrarmo-nos no essencial ”, insiste Bruno, psicoterapeuta.

Pessoa sozinha: como superar este segundo confinamento? 

“ Quando passamos pelo confinamento sozinhos, acrescentamos isolamento a um isolamento já presente.

Portanto, é absolutamente necessário manter o maior contato possível com a família, amigos ou colegas de trabalho para não aumentam a sensação de solidão, deprimem e alteram a autoestima ” , aconselha a psicóloga. O segredo é falar sobre suas apreensões e medos tanto quanto possível. 

Para isso, as linhas diretas são uma boa forma de quebrar a solidão. Alguns psicólogos também oferecem mini-consultas gratuitas por telefone. 

Além disso, não é aconselhável perder muito tempo ouvindo as notícias porquequando o estresse está aumentando, é mais difícil raciocinar por conta própria do que se você estiver cercado

Concretamente, é necessário limitar o influxo maciço de informações para evitar notícias falsas ou contraditórias e favorecer trocas telefônicas ou videochamadas com as pessoas ao seu redor. 

Também é necessário limitar o uso de redes sociais que podem aumentar ainda mais o sentimento de solidão e transmitir informações que provocam ansiedade. 

Com o primeiro confinamento, pudemos ver o surgimento de novos vícios como o vício em telas. Durante o dia, teletrabalhamos em um computador, e à noite assistíamos a filmes e séries, jogávamos videogame, tivemos aperitivos de vídeo… Estávamos constantemente nas telas, esse consumo excessivo encorajou a falta de perspectiva em face dessa situação provocadora de ansiedade e pode nos devolver à solidão . O que seria bom para este segundo confinamento é reservar um tempo sem tela, por exemplo, duas horas antes de ir para a cama, para promover discussões em família e outras atividades (leitura, jogos de tabuleiro, meditação … ) “, informa Bruno. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *